22/10/2013

Desapontamento ou Recomeço



22 de Outubro de 1844

O dia seguinte foi o mais amargo da vida para os participantes do movimento millerita. Eles eram cristãos de varias denominações que esperavam um novo tempo de paz, como a maioria dos cristãos daquela época conhecida como o Segundo Grande Despertamento. Eles acreditavam que esta paz ao mundo só poderia acontecer com a Segunda Vinda de Jesus a terra, mas a grande data havia passado.
Estavam passando pelo Maior Desapontamento de suas vidas. Muitos abandonaram a fé, alguns voltaram para seu formalismo religioso anterior e apenas uns poucos continuaram clamando ao Deus que não pode errar nem mentir, sobre o que teria dado errado. Já que Deus nunca erra, o erro estava com eles.
A resposta à oração veio quando o fazendo e futuro pastor Hiram Edson, decidiu incentivar outros adventistas na região. Evitando as estradas onde eles poderiam seriam vistos e sofrer escárnio e insultos dos vizinhos, Edson e seus amigos caminharam através dos milharais de sua fazenda.
Enquanto um amigo entrou em silêncio através dos campos, Edson parou para refletir sobre o que lhe parecia uma visão rica de significado para os adventistas desapontados. Recordando a experiência de anos mais tarde, ele escreveu:
"... O Céu parecia aberto ao meu ponto de vista, e eu vi distinta e claramente que em vez de nosso Sumo Sacerdote sair do Santíssimo do santuário celestial para vir a esta terra, no décimo dia do sétimo mês, no final dos 2.300 dias [calculados a ser 22 de outubro de 1844], ele pela primeira vez entrou naquele dia no segundo compartimento desse santuário, e que Ele tinha uma obra a realizar no Santíssimo antes de vir para a Terra”.
Este entendimento de Edson ofereceu aos companheiros desencorajados uma nova perspectiva sobre a sua experiência, e empurrou-os a voltar a estudar novamente as passagens da Bíblia. O estudo da Bíblia com seus amigos ORL Crosier e Franklin Hahn durou meses e confirmou e aperfeiçoou seu entendimento sobre o santuário. Mais tarde publicaram suas conclusões. A fim de obter recursos para impressão e auxiliar na expansão da obra bíblica, Edson e sua esposa concordaram em vender parte do seu jogo de talheres do seu casamento talheres e mesmo sua fazenda.

Existem algumas lições que podemos aprender com os pioneiros:
1-    Reconhecer nosso erro
2-    Buscar em Deus a solução
3-    Permitir que em nossa fraqueza, Deus nos de sua força.
“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:9-10


Daquele duro golpe, os que confiaram em Deus se fizeram forte nEle. Não olhe para as quedas como um castigo de Deus, reconheça seus erros, peca ajuda a Deus, encare isto como uma nova oportunidade para acertar e crescer. Fazendo isto certamente Deus te tornara um instrumento em Suas Santas Mãos. Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário