31/07/2011

Pergunte ao Pastor

No último culto dos jovens da igreja de Saúde foi feito o programa "Pergunte ao Pastor". Os membros enviaram diversas perguntas, 10 foram respondidas naquela tarde. Gostaria de ir publicando aos poucos estas respostas. Caso você tenha alguma dúvida, envie para pr.iuri@hotmail.com


1- COMO SE EXPLICA O EPISÓDIO RELATADO EM ÊXODO 4:24-26? POR QUE DEUS QUIS MATAR MOISÉS? POR QUE ZÍPORA CHAMOU MOISÉS DE ESPOSO SANGUINÁRIO APÓS ELE CIRCUNCIDAR O FILHO ÀS PRESSAS?  POR QUE ELE TEVE QUE FAZER ISSO? NAZARÉ
R: “Em caminho, quando vinha de Midiã, Moisés recebeu uma advertência assustadora e terrível, a respeito do desagrado do Senhor. Um anjo apareceu-lhe de maneira ameaçadora, como se o fosse imediatamente destruir. Explicação alguma se dera; Moisés, porém, lembrou-se de que havia desatendido um dos mandos de Deus; cedendo à persuasão de sua esposa, negligenciara efetuar o rito da circuncisão em seu filho mais moço. Deixara de satisfazer a condição pela qual seu filho poderia ter direito às bênçãos do concerto de Deus com Israel; e tal negligência por parte do dirigente escolhido de Israel não poderia senão diminuir a força dos preceitos divinos sobre o povo.  Zípora, temendo que seu marido fosse morto, efetuou ela mesma o rito, e o anjo então permitiu a Moisés que prosseguisse com a jornada. Em sua missão junto a Faraó, devia Moisés ser colocado em posição de grande perigo; sua vida unicamente podia preservar-se pela proteção de santos anjos. Enquanto vivesse, porém, na negligência de um dever conhecido, não estaria livre de perigo; pois que não poderia estar protegido pelos anjos de Deus.” Patriarcas e Profetas, 255-256.

2- GOSTARIA QUE ME EXPLICASSE 1 TESS. 5:23 QUE FALA DE CORPO, ALMA E ESPÍRITO. NEUZA
R: “Paulo não apresenta aqui um estudo da natureza do homem, mas, está assegurando a seus conversos que nenhuma parte de suas vidas ficará sem receber a influência do poder santificador de Deus.  A Bíblia parece falar geralmente de uma divisão do homem em duas partes: corpo e alma, ou corpo e espírito (ver com.  Mat. 10: 28; ROM. 8: 10; 1 Cor. 5: 3; 7: 34).  Estas idéias se combinam nesta passagem para pôr ênfase em que nenhuma parte do ser humano deve ser excluída da influência da santificação.  É possível ver um significado especial nesta tripla divisão que faz Pablo.

Por "espírito" (pnéuma, ver com.  Luc. 8: 55) poderia-se entender o elemento superior de inteligência e pensamento com que está dotado o homem, e com o qual Deus pode comunicar-se mediante seu Espírito (ver com.  ROM. 8: 16).  Mediante a renovação da mente pela ação do Espírito Santo, o indivíduo é transformado à semelhança de Cristo (ver ROM. 12: 1-2).

Por "alma" (psiqué, ver com.  Mat. 10: 28) pode-se entender -quando se a distingue de espírito- a parte da natureza do homem que se expressa mediante os instintos, as emoções e os desejos.  Esta parte de nossa natureza também pode ser santificada.  Quando a mente, por meio da obra do Espírito Santo, fica em harmonia com a mente de Deus e a razão santificada domina à natureza inferior, os impulsos -que de outra maneira seriam opostos a Deus submetem-se à vontade divina.  Então o cristão humilde pode alcançar uma estatura tal de santificação, que quando obedece a Deus em realidade está realizando seus próprios impulsos.  deleita-se em cumprir a vontade de Deus.  Tem a lei de Deus em seu coração (ver Sal. 40: 8; Heb. 8: 10; cf.  PVGM 253; DTG 621).

O significado de "corpo" (soma) é evidente: é a estrutura corporal-carne e sangue e ossos, que é regida ou pela natureza superior, ou pela inferior.  Quando rege a mente santificada, não se abusa do corpo; pelo contrário, a saúde prospera.  O corpo se converte em um instrumento
adequado por meio do qual o cristão ativo pode servir a seu Professor.  A santificação que não inclui o corpo, não é completa. Nossos corpos são templos de Deus.  Devemos mantê-los sempre Santos para glorificar a Deus em eles (1 Cor. 6: 19-20).” Comentário Bíblico Adventista (CBA)

3-O QUE QUER DIZER APOC. 6:9-11? NEUZA CUSTÓDIO
R: Parece que ao João registrou uma visão antecipada de alguns acontecimentos,  em forma simbólica, a história do grande conflito até chegar a sua culminação na vindicação do caráter de Deus no dia do julgamento final (cap. 20:11- 15; ver com. cap. 5:13). As cenas representam
especificamente as fases sucessivas da história pelas quais passaria a igreja na terra.

O altar.
Este altar, apresentado no quadro profético, possivelmente fazia recordar o altar de
bronze do santuário hebreu, e pode deduzir-se que os mártires eram sacrifícios apresentados diante de Deus.  O sangue das vítimas ou sacrifícios era derramada na base desse altar (Lev. 4:7), e "a vida [LXX psuj', 'alma'] da carne no sangue está" (cap. 17: 11); portanto, as
almas, ou os que tinham sido mortos como mártires pela fé, podem considerar-se figuradamente que estão debaixo do altar.  A tradição judaica posterior expôs a idéia de que os mortos do Israel estavam sepultados, por assim dizê-lo, debaixo do altar, e que os que estavam sepultados debaixo do altar eram enterrados, por assim dizê-lo, debaixo do trono da glória 794 ver Strack e Billerbeck, Kommentar zum Neuen Testament, T. 3. P. 803).


Almas.
Deve recordar-se que João  contemplava representações gráficas, e que, portanto,
Qualquer tento de interpretar que estas "almas" são os espíritos imateriais de mártires defuntos, violenta as regras de interpretação das profecias simbólicas.  Ao João não lhe deu uma visão do céu como em realidade é. Ali não há cavalos brancos, vermelhos, negros ou pálidos, montados por cavaleiros belicosos. Jesus não está no céu na forma de um cordeiro com uma lhe sangrem ferida de faca.  Os quatro seres viventes não representam criaturas aladas reais com características de animais (ver T. III, pp. 1128-1129).  Tampouco há ali "almas" que jazem na base de um altar.  Toda a cena foi uma representação gráfica e simbólica que tinha o propósito de ensinar a lição espiritual [no caso, os mártires deveriam ter confiança que o bem finalmente triunfaria sobre o mal].
um pouco de tempo.

Tempo/completassem
O tempo não se pospor indefinidamente (ver com. cap. 1: 1; cf. cap. 12:12).  O grande conflito com o mau deve livrar-se até que chegue a um glorioso clímax.  Deve permitir-se que o pecado demonstre seu caráter disforme tão plenamente, que logo não fique nunca nenhuma duvida quanto à retidão e justiça de Deus (ver com. cap. 5:13).
Isto não significa que a Providência decretou que um número específico deve
sofrer o martírio.  Era necessário que transcorresse certo tempo para que ficasse plenamente demonstrada a verdadeira natureza do programa de ação de Satanás, e dessa maneira se destacassem a justiça e nobreza de Deus.

4- O QUE QUER DIZER 1 SAM. 16:22 e 23 QUE FALA DE UM ESPÍRITO  MALIGNO VINDO DA PARTE DE DEUS E SE APODERAVA DE SAUL? DEOCLECINA (DIÓ)
R: “Saul se afastara completamente dos propósitos divinos para a sua vida, e acabou sendo rejeitado por Deus (ver 1Sm 15:1-29). Não permitindo mais que o poder santificador do Espírito Santo fizesse nele morada (ver Ap 3:20), Saul acabou se colocando voluntariamente sob a influência satânica (ver Lc 11:24-26). O texto bíblico é claro em afirmar que ele foi possuído por um “espírito maligno” (1Sm 16:14; 18:10; 19:9).”

“Esse “espírito maligno” é mencionado no livro de I Samuel como vindo “da parte de Deus” (1Sm 18:10) e “da parte do Senhor” (1Sm 19:9; ver também 16:14). Descrevendo esse espírito satânico como de procedência divina, o texto bíblico emprega mais uma vez o idiomatismo semítico em que Deus é tido como causando aquilo que Ele apenas permite que aconteça. Deus, portanto, não pode ser responsabilizado pela possessão demoníaca de Saul. “
Por Alberto R. Timm  Fonte: Sinais dos Tempos, setembro/outubro de 2001. p. 30 (usado com permissão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário