13/03/2013

OS QUE RESSUSCITARAM COM JESUS


Um dos textos mais impressionantes do Evangelho é o de Mateus 27:52, 53 à "Abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos".

Muitos perguntam quais santos do passado foram ressuscitados nessa ocasião, com que finalidade e para onde foram depois.

Resposta: Sem dúvida, esse evento cumpriu profecias como as de Salmos 68:18 ("Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste homens por dádivas, até mesmo rebeldes, para que o SENHOR Deus habite no meio deles") e Isaías 26:19 ("Os vossos mortos e também o Meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o Teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos").

É difícil, porém, tecer detalhes porque, apesar de ser um evento grandioso, ele é mencionado apenas no Evangelho de Mateus e, mesmo assim, resumidamente. Ainda bem que temos esclarecimentos diretos no Espírito de Profecia:

"Quando Cristo ressurgiu, trouxe do sepulcro uma multidão de cativos. O terremoto, por ocasião de Sua morte, abrira-lhes o sepulcro e, ao ressuscitar Ele, ressurgiram juntamente. Eram os que haviam colaborado com Deus, e que à custa da própria vida tinham dado testemunho da verdade" (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 786).

Essa última frase nos dá uma pista sobre a identidade dos ressuscitados. Somente podemos imaginar nomes como João Batista, Isaías e outros mártires do passado que deram a vida testemunhando da vinda do Messias, e mereceram estar ali para testemunhar o cumprimento.

Quanto à finalidade dessa ressurreição especial:

"Depois de Sua ressurreição, Cristo não Se mostrou a ninguém senão a Seus seguidores; não faltaram, porém, testemunhos acerca de Sua ressurreição. Os que ressurgiram com Cristo 'apareceram a muitos' (Mat. 27:53), declarando: Cristo ressuscitou dos mortos, e nós ressuscitamos com Ele... Estes santos contradisseram a mentira que os guardas romanos tinham sido subornados para propagar – que os discípulos tinham vindo à noite e O tinham roubado. Esse testemunho não pôde ser silenciado" (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, Vol. 1, p. 305).

E quanto ao destino que eles tiveram, entende-se que foram dotados de imortalidade e subiram para o Céu:

"Aqueles, porém, que ressurgiram por ocasião da ressurreição de Cristo, saíram para a vida eterna. Ascenderam com Ele, como troféus de Sua vitória sobre a morte e o sepulcro. Estes, disse Cristo, não mais são cativos de Satanás. Eu os redimi. Trouxe-os da sepultura como as primícias de Meu poder, para estarem comigo onde Eu estiver, para nunca mais verem a morte nem experimentarem a dor" (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 786).


Pr. Roberto de Oliveira Souza

Um comentário:

  1. Talvez essa passagem explique os 24 anciãos em Apocalipse? Que estão no céu diante de Deus e Jesus presenciando os acontecimentos?

    ResponderExcluir