26/08/2011

A Prisão de Satanás


Apocalipse 20 revela o fim do conflito entre o bem e o mal. Satanás será aprisionado no fundo do abismo por mil anos. "E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos." Apocalipse 20:1 e 2

MILÊNIO: Qual o significado? O que ocorrerá? Quando começa e quando termina?
Estas e outras perguntas respondidas no estudo. Clique e faça o download.







*Todas as sextas-feiras estaremos postando um novo estudo sobre o Apocalipse.

25/08/2011

Teólogo protestante quer papa como líder dos cristãos


O teólogo protestante Reinhard Frieling defende que o papa Bento XVI seja nomeado líder honorário de todos os cristãos. A proposta surge poucas semanas antes da visita do líder católico à Alemanha. “O sonho da comunhão de todos os cristãos pode se tornar realidade se os protestantes oferecerem ao papa o papel de chefe honorário da cristandade”, disse o ex-líder do Institute Kundlichen, de Bensheim. Para o professor emérito da Universidade de Marburg, o papa poderia “falar em nome da cristandade em situações extraordinárias”. Ele argumentou que uma liderança comum daria crédito ao cristianismo como mensagem. Se a proposta se viabilizar, o aniversário da Reforma em 2017, com seus 500 anos, poderá ser a ocasião certa para concretizar a visão, baseada em sua opinião do papa já ser “porta-voz para todos os cristãos”.

O teólogo protestante sugere que as igrejas da Reforma abandonem sua “autossuficiência” e assumam as “corajosas consequências ecumênicas”. Essa proposta lembra a que foi feita pelo bispo Johannes Friedrich, da Igreja Luterana da Baviera, há dez anos. Friedrich argumentava que o papa poderia ser aceito como porta-voz do cristianismo mundial como serviço ecumênico de unidade.

A visita do papa à Alemanha está prevista para os dias 22 a 25 de setembro, e inclui as cidades de Freiburg e Berlim, com um discurso diante do Bundestag (Parlamento) alemão, e uma reunião com representantes da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) no mosteiro agostiniano em Erfurt. [No ano que vem, o papa vem ao Brasil, onde a fé católica continua em declínio.]

Fonte: Gospel Mais e ALC
Nota: Há mais de um século, quando uma proposta como essa jamais passaria pela cabeça de um líder protestante, Ellen White escreveu:  (está registrado em Eventos Finais, p. 130 e 131). 



"O protestantismo dará a mão da comunhão ao poder romano. Então haverá uma lei contra o sábado da criação divina, e será nessa ocasião que Deus efetuará Sua "estranha obra" na Terra." SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 910.


"Não conseguimos ver como a Igreja romana poderá desembaraçar-se da acusação de idolatria. ... E esta é a religião que os protestantes estão começando a encarar com tanto agrado e que finalmente se unirá com o protestantismo. Esta união não será, porém, efetuada por uma mudança no catolicismo, pois Roma não muda. Ela declara possuir infalibilidade. É o protestantismo que mudará. A adoção de idéias liberais, de sua parte, o conduzirá ao ponto em que possa apertar a mão do catolicismo." Review and Herald, 1º de junho de 1886.


"O pretenso mundo protestante formará uma confederação com o homem do pecado, e a igreja e o mundo estarão em corrupta harmonia." SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 975.


"O romanismo no Velho Mundo, e o protestantismo apóstata no Novo, adotarão uma conduta idêntica para com aqueles que honram todos os preceitos divinos." O Grande Conflito, págs. 615 e 616.



"Quando o protestantismo estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo, quando por influência dessa tríplice aliança a América do Norte for induzida a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram dela um governo protestante e republicano, e adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo." Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 151.



20/08/2011

A História do Sétimo dia

Hoje a maioria das igrejas tem seu culto principal aos domingos, e presumem estar seguindo a prática dos primeiros cristão. Estariam eles certos?

19/08/2011

O Apocalipse diz que Jesus Voltará


Nosso mundo avança para um beco sem saída.Crises mundiais, mortes sem fim, o homem está se auto- destruindo.O Apocalipse revela que Jesus voltará e colocará as coisas em seu devido lugar.
“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!” Apocalipse 1:7




*Todas as sextas-feiras estaremos postando um novo estudo sobre o Apocalipse.

18/08/2011

Qual é o seu Signo?


O Senhor Deus me disse: “Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; Eu vou guiá-lo e orientá-lo”. Salmo 32:8

Você já ouviu alguém fazendo essa pergunta? Tem gente que tem orgulho do signo que tem. Já vi gente de todos os signos com temperamento forte, já vi pessoas bem e mal-humoradas de todos os signos. Vi gente honesta e desonesta de todos os signos. Então, como podem classificar alguém a partir de signos? Bem, vamos a um pouco de história:


A astrologia (do grego astron, “astros”, “estrelas”, “corpos celestes”, e logos, “palavra”, “estudo”) é um grupo de sistemas, tradições e crenças que alega que as posições relativas dos corpos celestes podem prover informação sobre personalidade, relações humanas e outros assuntos mundanos. Um praticante de astrologia é chamado astrólogo. Cientistas consideram astrologia uma pseudociência ou superstição, uma vez que ela não provê evidências acerca da eficácia de seus métodos. Os registros mais antigos sugerem que a astrologia surgiu no terceiro milênio a.C.

Embora seja antigo, não significa que é verdade. Uma ideia equivocada pode ter milênios de existência. Como pode alguém acreditar que o posicionamento de Saturno em relação a Vênus pode determinar meu humor ou possibilidade de sucesso neste dia?

Tudo bem, as fases da Lua influenciam nas marés. Mas isso é científico. Tem lógica, e a razão nos explica como tudo isso ocorre. Agora, crer em horóscopo, ver o que o seu signo lhe diz hoje, aí já é demais para mim. Existem pessoas que não saem de casa sem ver o horóscopo. Não dá nem para acreditar!

Muito melhor é termos um Deus que nos guia, e não um planeta que não pensa, não age, não sente e não ouve nem fala. O que vemos aqui é mais uma vez o ser humano preferindo as coisas criadas em vez do Criador. Temos um Deus inteligente e criativo, que nos deu de presente um mundo lindo, movimentado e colorido, para que pudéssemos nos aproximar dEle, o Criador.

Tenha um dia muito feliz! E lembre-se: antes de sair de casa, consulte seu amigo Jesus; Ele, sim, nunca falha!

Fonte: Pr. Ivan Saraiva, Inspiração Juvenil 2011: 18 de Agosto.

http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/ij/2011/frij2011.html


--------------------------------------------


O HORÓSCOPO ESTÁ ERRADO AFIRMAM CIENTISTAS


Astrônomos do Planetário de Minnesota, nos EUA, afirmam que, por causa da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês.


A questão opõe astrólogos, que se baseiam na posição dos astros para fazer o horóscopo, e os astrônomos, preocupados com a posição atual de estrelas e planetas.


“Quando [os astrólogos] dizem que o sol está em Peixes, não está realmente em Peixes”, disse Parke Kunkle, um dos integrantes do Minnesota Planetarium Society à revista "Time". O signo astrológico é determinado pela posição do sol no dia em que a pessoa nasceu, o que significa que, de acordo com os astrônomos, tudo o que se sabia sobre horóscopo está errado.


Ainda de acordo com os o grupo de astrônomos, um 13º signo deveria fazer parte da astrologia, que teria imprecisões desde o seu início. A explicação é que, na Antiga Babilônia, apenas 12 das 13 constelações foram levadas em conta, ignorando Serpentário, que tem como símbolo a cobra.


----------------------------

CHARGE: os astros não mentem!!!


17/08/2011

Testemunho de Adventista em rede nacional na Record



Um episódio em especial do reality show da TV Record, “A Casa da Ana Hickmann”, chamou a atenção do Brasil e especialmente dos adventistas do sétimo dia. Foi o momento em que a apresentadora gaúcha conversou com uma das participantes para saber o porquê de ela não ter participado da “balada” na sexta-feira à noite e de uma prova classificatória na piscina, no dia de sábado.
A comunicadora adventista Whasti, que competia para ser a nova repórter do programa “Tudo é Possível”, passou os momentos sabáticos a sós, sem envolver-se em qualquer tipo de atividade secular imprópria para o dia de repouso (Ex 20:8-11) e para qualquer outro dia da semana (nesse caso, baladas).
A princípio, pensei: “por que ela foi a tal programa de TV se sabia que não iria conseguir observar o sábado?” Porém, me dei por satisfeito com a justificativa que deu a Ana Hickmann: “quando a gente quer muito uma coisa… a gente vai atrás”. Ela tem razão: temos que correr atrás dos nossos sonhos, pois, neste mundo de pecado e tristezas, sonhar nos ajuda a levar a vida com mais alegria e mais facilidade, pois, isso é um bálsamo para a emoção.
Ela demonstrou estar disposta a correr atrás do sonho dela, mas, o mais importante é que Wasthi compreendeu que os sonhos de Deus são maiores. Ela entendeu que há recompensa em sacrificarmos nossas vontades, caso elas venham a interferir em nossa lealdade ao Deus Criador que tanto fez (Tt 3:5), faz (1Co 1:18) e fará (Rm 5:9) por nós.
QUEM REINA EM SEU CORAÇÃO: A VONTADE DE DEUS OU AS SUAS?
No momento não estou escrevo para defender apologeticamente a doutrina do sábado – tão clara nas Escrituras (Gn 2:1-3; Ez 22:26; Ex 20:8-11; At 16:13; Ap 14:6, 7). O que quero destacar é a atitude da competidora em sacrificar a própria vontade para fazer a vontade de Deus. E isso em rede nacional!
Na conversa com a apresentadora da TV Record percebe-se que nossa irmã na fé compreendeu as palavras de Atos 5:29: “[...] Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” Confesso que ao ver o vídeo no YouTube me perguntei: “até que ponto eu estaria disposto a sacrificar minhas vontades para fazer a vontade de Deus?” Profanar o sábado não é a minha maior tentação por que nos meus 15 anos de adventismo estou acostumado a isso. É algo me dá muito prazer.
Minha “angústia” está em olhar para dentro de mim e descobrir se, em outras áreas da minha vida, também estarei disposto a deixar de lado “o próprio eu” para que Cristo viva em mim (Gl 2:20). Gostaria de saber se, em certos momentos de prova, estarei tão disposto a erguer a bandeira dos bons princípios como estou decidido a erguer a bandeira da guarda do sábado.
Porém, de algo tenho certeza: não importa a área da vida em que sejamos mais fracos, pelo poder de Cristo (Fp 2:13) podemos viver como o “sal da terra” e a “luz do mundo” (Mt 5:14-16). Se assim vivermos, inevitavelmente ouviremos das pessoas o mesmo que Wasthi, ao final de sua conversa com Hickmann:
“Você é uma pessoa muito especial e mostrou ser mais especial ainda agora por que acredita nos seus princípios, segue dessa forma… [nesse tipo de] pessoa[...] a gente pode confiar”.
OS SONHOS DE DEUS SÃO MAIORES QUE OS NOSSOS
Precisamos estar dispostos a crer especialmente numa daquelas frases em que Wasti regou-a com as próprias lágrimas, e que pode ser a pura expressão da fé e entrega ao Deus que tudo sabe e que tudo pode em favor dos filhos dEle: “Por maior que seja o meu sonho, o sonho de Deus é maior pra mim”.
Acredito que também por meio de Ana Hickmann, Deus deu uma mensagem forte a todos aqueles que desejam viver o sonho dEle“Seja sempre sincera. Nunca esconda de você mesmo e nunca esconda de ninguém aquilo que você acha e aquilo que você é”.
Até que ponto somos sinceros e transparentes com respeito aquilo que somos e acreditamos, para que perfumemos a vida das pessoas como bons perfumes de Cristo? “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.” (2Co 2:15)
Converse com Deus sobre você. Pergunte-Lhe (se já não tiver a resposta) em que área (s) da vida precisa se fortalecer ainda mais para representá-Lo bem diante da sociedade. Faça a mesma oração que Davi, certo (a) de que esse tipo de prece nunca deixará de ser atendida pelo Espírito Santo:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139:23-24).



http://novotempo.com/namiradaverdade/2011/08/15/%E2%80%9Cantes-importa-obedecer-a-deus-do-que-aos-homens%E2%80%9D/

16/08/2011

Papa afirma: "Jesus é o novo Adão" e "Maria, a nova Eva"

"Jesus, o novo Adão", e "Maria, a nova Eva" venceram o mal ao qual essas imagens bíblicas do Gênese sucumbiram. Com essas palavras, Bento XVI definiu o Cristo e sua mãe, por ocasião da festa de Assunção de Nossa Senhora ao Céu, nesta segunda-feira (15), em Castel Gandolfo.

Dirigindo-se a centenas de peregrinos aglomerados no pátio de sua residência de verão, a 25 km de Roma, o papa, que parecia em boa forma física, apesar dos 84 anos, comentou o Apocalipse e "a luta entre o bem e o mal, simbolizada por uma Mulher, vestida de sol, isto é, de Deus, contra o dragão.
O Papa Bento XVI abençoa peregrinos durante celebração do Dia da Assunção, em Castel Randolfo, na Itália (Foto: Vincenzo Pinto / AFP)O Papa Bento XVI abençoa peregrinos durante celebração do Dia da Assunção, em Castel Gandolfo, na Itália (Foto: Vincenzo Pinto / AFP)
Na passagem do Apocalipse evocada, São João trata justamente da luta do Dragão vermelho contra a Mulher, obrigada a fugir para o deserto por causa da perseguição que sofre.
Joseph Ratzinger, falando sobre o pecado original de Adão e Eva, descrito no livro do Gênese, destacou que se "nossos ancestrais tivessem sido vencidos pelo Maligno, no final dos tempos, Jesus, como novo Adão, e Maria, como a nova Eva, venceriam definitivamente o inimigo".
Fonte:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/08/jesus-e-o-novo-adao-e-maria-a-nova-eva-afirma-o-papa.html


Para ver a charge:  http://colunistas.yahoo.net/posts/12985.html




---- Era só o que me faltava! Acho que ele não fez nosso curso do Apocalipse. A Cada sexta-feira postamos um novo capítulo de nosso estudo sobre o Apocalipse.


Mais a frente comentaremos o que poderia significar teologicamente que Maria é a nova Eva (Digo poderia, pois não  Bíblia fala sobre isso.)

13/08/2011

12/08/2011

Revelações do Apocalipse: As 7 Igrejas do Apocalipse



No Apocalipse, temos sete cartas de Jesus enviadas à Sete Igrejas. Elas contém mensagens de importâncias eternas. Elas revelam a história da Igreja cristã desde os dias do Apóstolo João até aos nossos.






*Todas as sextas-feiras estaremos postando um novo estudo sobre o Apocalipse.

09/08/2011

Comunidade adventista de Loma Linda receberá correspondência postal nos sábados

Os moradores de Loma Linda, Califórnia, EUA, acostumados ao serviço de entregas postais aos domingos por 80 anos, começarão a receber correspondência neste fim de semana aos sábados.
Várias janelas da sede da Divisão Africana Centro-Ocidental em Abidjan tinham marcas de bala, em resultado de conflitos pós-eleitorais. A sede fica a poucas centenas de metros do palácio presidential. [foto: Gilbert Weeh]

Desde o início dos anos 1930, o governo federal, como uma cortesia para a comunidade de cerca de 20.000 residentes, em grande parte adventistas do sétimo dia, mantinha as entregas de correio aos domingos, em vez de no sábado, uma prática que funcionários dos correios disseram ter que acabar na tentativa de cortar custos para aliviar um déficit.
O chefe de correios local, Dan Mesa, disse ao site Patch.com que a reação que recebeu foi na maior parte positiva. "Recebi algumas queixas, mas também muitos elogios", disse Mesa. Os oficiais dos correios informaram que a mudança trará entregas de correspondência mais dentro do prazo e poupará despesas, uma vez que a agência se vê obrigada a pagar aos funcionários postais salários adicionais aos domingos.
A porta-voz dos Correios, Eva Jackson, disse ao jornal 'Redlands Daily Facts' que com a mudança, cartas enviadas na sexta-feira à tarde não ficarão sem ser processadas até a segunda-feira em razão de os trabalhadores de Loma Linda estarem de folga um dia, e os funcionários em outros lugares terem folga aos domingos.
Como escreveu um comentarista no site Patch.com, o atraso de um dia pode significar uma grande diferença para certas correspondências sensíveis a prazos fixos, tais como pensões alimentícias para crianças e seguro-desemprego.
Moradores e líderes adventistas da região têm manifestado respostas variadas. "A cidade foi comprada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foi mantida pelos adventistas do sétimo dia. ... Eu me sinto simplesmente chocada com essa mudança", disse a residente de Loma Linda, Sylvia Shepphard, escrevendo ao Patch.com. "Estou disposta a ir até a agência dos correios com uma petição".
O prefeito de Loma Linda, Rhodes Rigsby, que também é adventista, disse ao Patch.com que para o governo da cidade, a mudança não é um problema. "Para mim, é uma boa coisa, mas não necessária [ter a entrega de correspondência aos domingos]", disse ele. "Alguns adventistas recebem suas correspondências no sábado por todo o mundo, sem se sentirem terrivelmente ofendidos. Posso entender como algumas pessoas estariam habituadas a isso e talvez queiram fazer petição contra a medida. ... Para mim, o governo da cidade é católico, judeu, budista, adventista do sétimo dia, tudo de uma vez. Não é um governo adventista do sétimo dia".
A moradora Dru Turner, que não é adventista, disse ao 'Redlands Daily Facts' que a mudança é urgente. "Acho que isso deveria ter sido feito quando a cidade foi incorporada [em 1970]", disse ela. "Creio na separação entre Igreja e Estado. Não vejo como nós podemos em sã consciência pedir a um órgão federal para não fazer o que fazem em outras cidades".
Um grande ponto de preocupação para alguns é se essa mudança vai resultar em perda de emprego para funcionários, já que o 8o. Tribunal de Apelações dos EUA determinou em março que os carteiros adventistas poderão ser demitidos por se recusarem a trabalhar aos sábados.
A Igreja Adventista da Universidade de Loma Linda expressou essa apreensão num comunicado no Facebook: "[nós], desejamos expressar nosso agradecimento ao Serviço Postal dos Estados Unidos por honrar os nossos membros na comunidade de Loma Linda, não entregando correspondência no sábado bíblico durante os últimos 80 anos. Nossa preocupação agora é para com nossos membros ou membros adventistas em outros locais que possam ser forçados a ter de escolher entre honrar a Deus ou manter seus empregos dada esta mudança recente de tempo de entregas de correspondência".
Dan Mesa, chefe dos serviços postais em Loma Linda, disse ao 'Redlands Daily Facts' que todos os 18 de seus funcionários têm trabalhado em escritórios de outras agências em que o trabalho aos sábados era necessário, e a maioria tem respondido positivamente ao novo horário.
"Você tem que tratá-los todos de modo igual", disse ele. "Contratualmente, você não pode [permitir mudanças de turno]. Há sempre pessoas que não querem trabalhar sábado ou domingo".
As duas maiores igrejas adventistas na área contam com 11.000 membros. Há cerca de uma dezena de igrejas adventistas na cidade de Loma Linda. Pelo menos duas outras cidades dos EUA, incluindo as cidades da Faculdade Adventista de Angwin, Califórnia, e Collegedale, Tennessee, têm contratos garantindo que nenhuma correspondência seja entregue no sábado.

fonte: http://news.adventist.org/pt/2011/05/comunidade-adventista-de.html

08/08/2011

Os Adventistas e as Jóias



O uso de jóias e pinturas tem sido defendido por muitos indivíduos e comunidades religiosas por considerarem que o assunto não merece séria atenção.
Talvez esta indiferença se deve, em grande parte, ao desejo de não incomodar grupos e pessoas. Essa não é a postura bíblica ou a orientação profética recebida pela igreja. O assunto é importante e
envolve mais do que as opiniões de um grupo em particular.
O tema também não deve ser tratado com soluções “diplomáticas” construídas com opiniões pessoais que anulam os princípios que se encontram na Palavra de Deus. Nesta questão, como em qualquer outra relativa à nossa vida cristã precisamos estar certos dos significados mais elevados e claros da Bíblia. Não adianta procurar desculpas para praticar um “pouquinho” do que a Bíblia proíbe, o que se constitui, de qualquer forma, uma transgressão. Entender a praticar a vontade de Deus é realmente o que importa. Se o amamos nada será caro demais para ser abandonado uma vez que essa é Sua vontade.






Artigo de Demóstenes Neves da Silva

05/08/2011

As Boas Novas do Apocalipse


 Os 3 últimos capítulos, Apocalipse 20-22 nos mostram como o pecado será exterminado Os 3 últimos capítulos, Apocalipse 20-22 nos mostram como o pecado será exterminado. Confira!



*Todas as sextas-feiras estaremos postando um novo estudo sobre o Apocalipse.

04/08/2011

Eventos Importantes: Setembro à Dezembro

20 de agosto às 15h: Reunião com Líderes (1 de cada igreja) na IASD Central.
A ARJ gostaria que cada igreja enviasse um representante para poder ouvi-los.

27 de Agosto: Quebrando o Silêncio
Participe, crie o seu projeto: Escolas do Bairro, Pais de Desbravadores e Aventureiros, Passeatas, famílias da igreja, etc.

03 de Setembro: Reunião com Pais, Professores e Líderes de Desbravadores que trabalham com Adolescentes

04 de Setembro: Encontro de Meninos e Meninas – Central Rio
Idade: 13-17 anos. Temas: Auto Estima, Gravidez na Adolescência e outros.

03 de Setembro : Trimestral do Ministério da Criança às 15h no CARJ

10 de Setembro: Batismo da Primavera
Convide seus Alunos da Escola Sabatina, Desbravadores, Aventureiros, nossos Filhos, Alunos da Classe Bíblica. Ajude-os nos estudos Bíblicos, procure o diretor de interessados, anciãos ou o pastor. Será uma linda festa no Céu e na nossa Igreja.

17 de Setembro: Encontro de Comunicação

18 de Setembro: Curso de Noivos na ARJ
Inscrições até dia 09/09 com Sidônia na ARJ: 2131-7890. R$ 25,00.

07-09 de Outubro: SOVIDI: Encontro de Solteiros, Viúvos e Divorciados em Papucaia
Inscrições com Sidônia na ARJ: 2131-7890. R$ 55,00 referentes a Alimentação e Hospedagem.

08 de Outubro: Sábado da Criança e do Aventureiro

22 de Outubro às 15h: Encontro Regional de Secretaria.
É importante a presença de todas  as secretárias.

22 de Outubro: Encontro do Ministério da Mulher
Na Escola Adventista de Itaboraí com Raquel Arrais, Williane Marroni e profª Sara (UEB). R$ 23,00 o ônibus. Obs.: Não haverá alimentação no local.

28 a 30 de Outubro:  Encontro de Casais em Penedo
Com Pr. Alacy Barbosa no Hotel City Parque - R$ 550,00.

3 de Dezembro: Concílio de Anciãos no IPAE.
Programe-se, é importante sua participação.

Visita dos Departamentais:
03/09 – Pastor Reones (Mordomia) Cruz Vermelha
10/09 – Pastor Romero (Jovens) Silvestre
17/09 – Pastor Armando (Expansão Patrimonial) Santa Teresa






03/08/2011

Tenha cautela com as almôndegas industrializadas

topo

Sinônimo de praticidade e sabor, as almôndegas congeladas têm o seu local cativo no freezer dos brasileiros, seja para incrementar a macarronada ou complementar uma refeição. Mas será que os produtos nacionais estão em dia com a qualidade? Para descobrir a resposta, avaliamos a qualidade físico-química, higiênica, de rotulagem e sensorial de almôndegas de carne bovina e de frango.
Na análise dos rótulos, verificamos a denominação de venda, a data de fabricação, a data de validade, o lote, o nome do fabricante e endereço, conservação, validade após abertura, informação nutricional, informação sobre a presença ou ausência de glúten, SAC, nacionalidade da indústria e facilidade de leitura do rótulo. De modo geral, todos são completos. As exceções são os produtos Aurora, que não informavam a validade após abertura, e as almôndegas Qualitá (tanto a bovina quanto a de frango), que não indicavam o lote, apenas data de fabricação e validade (veja mais na pág. 20). O lote é uma informação importante para o consumidor: quando surge um problema associado ao produto, o lote impresso na embalagem permite uma melhor identificação e rastreabilidade, facilitando em casos de recolhimento.
doquesaofeitas Produtos são de boa qualidade As análises físico-químicas (teores de carboidratos, proteína, gordura e cálcio em base seca) são importantes, por determinarem em conjunto com outros parâmetros os padrões de identidade e qualidade das almôndegas congeladas.
Em se tratando de produtos cárneos, quanto menor o teor de carboidratos, melhor para o consumidor. No caso das almôndegas, o máximo permitido é de 10%, limite que foi cumprido por todas as amostras. Os teores de proteínas também foram parecidos: todos acima de 12%. Mas as marcas Aurora e Sadia (carne bovina) e Qualitá (frango) foram consideradas as melhores por apresentarem teor proteico superior a 15%.
Se você come comida congelada e está de olho na balança, pode ficar tranquilo com relação aos teores de gordura. Tivemos uma variação de 6,35% (almôndega de frango da Sadia) a 11,7% (bovina, da Aurora), índices bem abaixo dos 18% máximos permitidos pela legislação. Com relação ao teor de cálcio em base seca, que pode denunciar a utilização de matéria-prima de má qualidade (como restos e pedaços de ossos), todos os produtos estão próprios para o consumo. Enquanto as almôndegas Perdigão (bovina e de frango) e Sadia (bovina) não apresentaram traços de cálcio em base seca, as demais possuíam valores próximos ao máximo estabelecido na legislação (0,1% no produto cru), o que, portanto, não compromete o seu consumo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto pode ingerir, por dia, até 5 gramas de cloreto de sódio (sal de cozinha), o que equivale a aproximadamente 2 gramas de sódio. Em nosso teste, descobrimos que as almôndegas de frango possuem um teor de sódio menor que as de carne bovina. Porém, em todos os casos, não é um teor elevado, tendo em vista que a almôndega será consumida como a porção proteica da refeição. Em resumo, as almôndegas de frango são mais seguras para a dieta
de pessoas hipertensas.
precos
A marca Aurora é a única fiel ao rótulo Você tem o direito de saber o que de fato come. E os fabricantes, a obrigação de informar o que estão comercializando. Por isso, fizemos uma comparação, cruzando os dados fornecidos pelos rótulos com o que encontramos em nossa análise laboratorial (veja mais no quadro abaixo). O único produto que não apresentou problema nessa análise foi a almôndega Aurora. Entretanto, apesar do desencontro das informações, as demais almôndegas podem ser consumidas sem risco à saúde.
Também verificamos a presença de micro-organismos indicadores de qualidade higiênica e patógenos. Foram  avaliados coliformes totais, coliformes fecais, bolores e leveduras, E. coli, Estafilococos coagulase positiva, Salmonella sp. e Clostridium sulfito redutor
escolha_certa
Fonte

02/08/2011

O Vinho na Bíblia






"A vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Provérbios 4:18.
Exemplos da Tolerância de Deus
É um conceito bíblico, expresso de forma clássica no texto acima, que a luz é progressiva, a santificação é obra de uma vida e o conhecimento aumenta a cada dia para o povo de Deus.

Muitas verdades, que no passado eram conhecidas apenas parcialmente ou até virtualmente desconhecidas, foram crescendo e se tornando mais compreendidas pelos servos de Deus.

Veja-se por exemplo que, da mesma forma que Deus tolerou o uso de bebidas fermentadas, suportou também a escravatura como um mal contingente, passageiro, mas é evidente na Escritura que o escravismo não era e nem é parte do plano ideal de Deus, que quer que todos os homens sejam irmãos e não busquem ser servidos mas servir. Embora tolerando, Deus deu leis para regulamentar a prática até que o ideal fosse atingido. (Êx. 21:16, 20; Ef. 6:9; Col. 4:1)
Outros exemplos de práticas que Deus tolerou são o divórcio e a poligamia, que, conforme é declarado na Bíblia, não faziam parte do plano ideal divino. Por isso, Ele deu leis que regulamentavam e restringiam essas práticas tão em voga e até legalizadas nos dias bíblicos entre as nações pagãs. O Seu povo teria que aprender, depois de quatro séculos de escravidão e em estado semi-bárbaro, os rudimentos do “evangelho” até atingirem o ideal de Deus. (Ex. 20:7-11; Deut. 21:10-17; Mal. 2:12-16)

O próprio Jesus refere-se ao divórcio como tolerado em razão da “dureza dos corações” dos israelitas, mas, disse o Salvador, no princípio não foi assim. Mat. 19:4-8.
Males das Bebidas Fermentadas
Deus também tolerou as bebidas fermentadas. É evidente pelas experiências com viciados que, segundo especialistas na área de recuperação de alcoólatras, a maneira mais segura de evitar o vício é “não tomar o primeiro gole”.

Deus jamais sancionaria um hábito que, mesmo em seu moderado uso social é responsável pelas mais dramáticas e terríveis estatísticas no que se refere à degeneração da mente, corpo e espírito dos homens.

Professos seguidores da palavra de Deus jamais admitiriam envolver-se com a guerra, pelos seus horrores e mortandade, e no entanto, apóiam o “uso moderado” de bebidas alcoólicas sem considerar que as mortes por imprudência nas estradas e no trabalho, montam um número anual maior do que o de muitas guerras. Sem falar em deficientes mentais filhos de ex-bebedores sociais e agora alcoólatras, lares esfacelados, invalidez, desemprego, aos centenas e milhares além de outros males. E tudo isso causado na maioria dos casos por pessoas que bebiam socialmente, somente nos “fins de semana” e possivelmente consideravam-se “moderadas”.

Considerado doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o alcoolismo ainda está em expansão porque muitos, até mesmo religiosos, sancionam doutrinariamente o seu uso. Brincar com um copo desse vírus é perigoso. É brincar com veneno!
Portanto, devemos ter em mente que o uso de qualquer marca ou quantidade de bebida alcoólica é um perigo de crime contra si próprio e contra o seu próximo, e ainda ficar aquém do ideal da Escritura neste particular como veremos.
A Bebida Alcoólica no Antigo Testamento
Outro ponto importante que esclarece a questão do uso de vinho alcoólico e outras bebidas fermentadas naturalmente, bem como a tolerância de Deus quanto a essa prática, diz respeito aos hábitos e recursos alimentares dos tempos bíblicos. É claro que não dispondo das modernas técnicas de engarrafamento de sucos, sem geladeiras, sem conservantes como temos hoje e sem embalagens apropriadas, toda uma produção de sucos e sumos estavam sujeitas ao processo natural de fermentação.

Os odres (recipientes de couro costurado), vasos de barro, madeira ou metal não impediam a ação das bactérias, tendo os antigos que conviver com as condições que dispunham nesta parte. Bebiam, pois, vinho sem fermentar quando ainda novo, recém espremido das uvas, chamado no Antigo Testamento de TIROSH ou vinho novo, esta palavra aparece 38 vezes no AT. A bebida consumida tempos depois e já fermentada naturalmente, ou que foi fabricada em processo de fermentação era denominada normalmente de SHEKAR (usada 23 vezes no AT). Para bebidas em geral, fermentadas ou não, era usado o termo YAIM indistintamente, e que aparece 140 vezes no AT.

Portanto, a própria necessidade alimentar de uma bebida nutritiva e a carência de técnicas e recursos de conservação modernos, obrigava-os a terem na fermentação natural da bebida uma necessidade e mal necessário, uma vez que o grau alcoólico nestas bebidas, trazia embutido o problema do vício do alcoolismo, embriaguês e suas conseqüências morais, físicas e espirituais. Por isso o ideal era não usá-las a exemplo dos recabitas, povo abstêmio que vivia entre os israelitas, e cuja virtude e lealdade foi ressaltada pelo próprio Deus. Jer. 35:2-5.

Por outro lado, a fermentação era um bem, pois tinha para as bebidas a função de provavelmente o único e universal processo de conservação para os sucos sem a deterioração total como é o caso de muitos xaropes vendidos hoje em dia. Era, pois, um mal necessário, mas um mal. Justifica-se, desse modo, o ideal de Deus na declaração do sábio em Provérbios 23:31 a 35: “ Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente...” Não se deve nem mesmo desejá-lo, olhando-o – NÃO OLHES! Porque “no seu fim morderá como a cobra e como o basilisco picará.” E, continua o sábio: “Olharás mulheres estranhas” e, “teu coração falará perversidades”.
“Dirás: espancaram-me, bateram-me mas quando acordar beberei outra vez.”

Que desfecho terrível para um simples olhar e certamente o primeiro gole! São esses os passos para o vício: olhar, experimentar e a despeito das conseqüências, beber outra vez!

Não estamos sujeitos aos hábitos mantidos pela “dureza de corações” e atraso em que viviam os homens do passado. Não estamos obrigados a sofrer a limitação dos recursos de técnicas de conservação como eles; não precisamos nem devemos correr o perigo de consumir tais bebidas, mesmo porque, atualmente, em sua grande maioria, passam por processos industriais de fermentação e destilaria, o que aumenta artificialmente, e em muito, o teor alcoólico da bebida.
Concluímos até aqui que, se as bebidas naturalmente fermentadas eram, na antiguidade, a única forma de se estocar sucos, sendo uma necessidade daqueles tempos, apesar de suas conseqüências prejudiciais à saúde, constitui-se, para nós hoje, um uso desnecessário, contrário ã luz que temos, temerário e perigoso, mais ainda considerando-se a destilação que aumenta o seu grau alcoólico.

Certamente tal costume não concorda com o testemunho cristão e contraria o princípio bíblico, submetido ao qual todos os usos e práticas da igreja devem estar em harmonia sob pena de contradição: I Cor. 3:16, 17. Somos o templo de Deus e nada que o contamine, prejudique ou o ponha em risco deve ser usado.

Referências Bíblicas Contrárias às Bebidas Fermentadas
Veremos, agora, mais alguns textos que corroboram a recomendação de não usar bebidas fermentadas:
1. O vinho e a bebida forte fazem errar e desencaminhar até o sacerdote e o profeta. Isa. 28:78. 

2. Há uma maldição para os que seguem a bebedice. Isa 5:11, e outra maldição para os que dão bebida ao seu próximo. Hab. 2:15.

3. As bebidas alcoólicas são escarnecedoras e alvoroçadoras. Prov. 20:1.

4. O ideal é nem olhar para o vinho, pois é traiçoeiro, quanto mais usá-lo! Prov. 23:31, 32.

5. O beberrão cai em pobreza. Prov. 23:20, 21.

6. Não vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito. Ef. 5:18. A bebida alcoólica é incompatível com o Espírito Santo, conforme deixa claro a conjunção adversativa “mas”.

7. O bispo não deve ser dado ao vinho . I Tim 3:3; Tito 1:7. Mas o bom mesmo é não beber vinho devido ao escândalo que pode provocar em outros. Rom 14:21. A bebida está relacionada com as obras da carne. Gál. 5:21.

8. Normalmente, os que hoje são bêbados não começaram com a intenção de sê-lo. Cuidado! Os bêbados não entrarão no reino de Deus. I Cor. 6:10.

9. A bebida era incompatível com o serviço a Deus pois os encarregados de atividades no Santuário não podiam beber. Lev. 10:9.

10. Mesmo no conceito liberal da mãe do rei Lemuel (Prov 31:6) os que ministravam a justiça e os nobres não deviam beber. Prov. 31:4, 5.

11. Em Provérbios 31:6 acha-se a opinião da mãe do rei Lemuel e não uma posição divina sobre o assunto. Os amigos de Jó, embora piedosos, também deram opiniões religiosas equivocadas pelo que foram posteriormente repreendidos por Deus (Jó 42:7-9)

12. Miquéias adverte que um povo mau teria profetas falsos e mentirosos que defenderiam o vinho e a bebida forte. Miq. 2:11.

13. O vinho e o mosto tiram a inteligência. Osé. 4:11.

14. Pessoas dadas ao vinho são desleais, soberbas e não se contém. Hab. 2:5.

15. Aqueles que desejam fazer a vontade de Deus devem abster-se do uso, mesmo moderado, de bebidas alcoólicas, considerando as seguintes razões: a luz que temos, o ideal de Deus e os males e perigos desse hábito. A total abstinência é a posição a ser assumida por aqueles que estão preparando o caminho para a volta do Senhor como fez João Batista. (Luc. 1:15)

16. Entende-se, pois, que Jesus, nas bodas de Caná, transformou a água em vinho novo, sem fermentar (TIROSH no AT), o puro suco de uva, o vinho de melhor qualidade..

17. Em função dos argumentos acima apresentados a passagem de Deut. 14:26 é mais uma cena do hábito tolerado por Deus apesar das conseqüências e por causa das contingências.

18. Em I Tim 3:8 é recomendada a moderação em reconhecimento ao perigo que a bebida oferecia, em vista da resistência que a proibição sumária poderia provocar. Esta opinião do apóstolo foi moldada para restringir um hábito, conforme o texto deixa claro e não para sancioná-lo.

19. Em I Tim 5:23 o vinho é recomendado para uso medicinal, conforme crença do apóstolo, usado pouco com água e não puro como bebida de prazer. Este texto não serve para defender o uso ou o vício da bebida.
Conclusão
Buscar, neste caso, exemplos bíblico para justificar o consumo da bebida equivale a apoiar também o divórcio fácil, poligamia e escravidão que foram, igualmente, alvo da tolerância de Deus. Coloca-se também a Bíblia, injustamente, como co-responsável pelas tragédias decorrentes da indulgência com as bebidas fermentadas. Os costumes e práticas dos antigos, alvo da tolerância de Deus, não refletem necessariamente a vontade divina.
O verdadeiro cristão jamais defenderá tal hábito.
Pr. Demóstenes Neves da Silva