Os moradores de Loma Linda, Califórnia, EUA, acostumados ao serviço de entregas postais aos domingos por 80 anos, começarão a receber correspondência neste fim de semana aos sábados.
Várias janelas da sede da Divisão Africana Centro-Ocidental em Abidjan tinham marcas de bala, em resultado de conflitos pós-eleitorais. A sede fica a poucas centenas de metros do palácio presidential. [foto: Gilbert Weeh]
Desde o início dos anos 1930, o governo federal, como uma cortesia para a comunidade de cerca de 20.000 residentes, em grande parte adventistas do sétimo dia, mantinha as entregas de correio aos domingos, em vez de no sábado, uma prática que funcionários dos correios disseram ter que acabar na tentativa de cortar custos para aliviar um déficit.
O chefe de correios local, Dan Mesa, disse ao site Patch.com que a reação que recebeu foi na maior parte positiva. "Recebi algumas queixas, mas também muitos elogios", disse Mesa. Os oficiais dos correios informaram que a mudança trará entregas de correspondência mais dentro do prazo e poupará despesas, uma vez que a agência se vê obrigada a pagar aos funcionários postais salários adicionais aos domingos.
A porta-voz dos Correios, Eva Jackson, disse ao jornal 'Redlands Daily Facts' que com a mudança, cartas enviadas na sexta-feira à tarde não ficarão sem ser processadas até a segunda-feira em razão de os trabalhadores de Loma Linda estarem de folga um dia, e os funcionários em outros lugares terem folga aos domingos.
Como escreveu um comentarista no site Patch.com, o atraso de um dia pode significar uma grande diferença para certas correspondências sensíveis a prazos fixos, tais como pensões alimentícias para crianças e seguro-desemprego.
Moradores e líderes adventistas da região têm manifestado respostas variadas. "A cidade foi comprada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Foi mantida pelos adventistas do sétimo dia. ... Eu me sinto simplesmente chocada com essa mudança", disse a residente de Loma Linda, Sylvia Shepphard, escrevendo ao Patch.com. "Estou disposta a ir até a agência dos correios com uma petição".
O prefeito de Loma Linda, Rhodes Rigsby, que também é adventista, disse ao Patch.com que para o governo da cidade, a mudança não é um problema. "Para mim, é uma boa coisa, mas não necessária [ter a entrega de correspondência aos domingos]", disse ele. "Alguns adventistas recebem suas correspondências no sábado por todo o mundo, sem se sentirem terrivelmente ofendidos. Posso entender como algumas pessoas estariam habituadas a isso e talvez queiram fazer petição contra a medida. ... Para mim, o governo da cidade é católico, judeu, budista, adventista do sétimo dia, tudo de uma vez. Não é um governo adventista do sétimo dia".
A moradora Dru Turner, que não é adventista, disse ao 'Redlands Daily Facts' que a mudança é urgente. "Acho que isso deveria ter sido feito quando a cidade foi incorporada [em 1970]", disse ela. "Creio na separação entre Igreja e Estado. Não vejo como nós podemos em sã consciência pedir a um órgão federal para não fazer o que fazem em outras cidades".
Um grande ponto de preocupação para alguns é se essa mudança vai resultar em perda de emprego para funcionários, já que o 8o. Tribunal de Apelações dos EUA determinou em março que os carteiros adventistas poderão ser demitidos por se recusarem a trabalhar aos sábados.
A Igreja Adventista da Universidade de Loma Linda expressou essa apreensão num comunicado no Facebook: "[nós], desejamos expressar nosso agradecimento ao Serviço Postal dos Estados Unidos por honrar os nossos membros na comunidade de Loma Linda, não entregando correspondência no sábado bíblico durante os últimos 80 anos. Nossa preocupação agora é para com nossos membros ou membros adventistas em outros locais que possam ser forçados a ter de escolher entre honrar a Deus ou manter seus empregos dada esta mudança recente de tempo de entregas de correspondência".
Dan Mesa, chefe dos serviços postais em Loma Linda, disse ao 'Redlands Daily Facts' que todos os 18 de seus funcionários têm trabalhado em escritórios de outras agências em que o trabalho aos sábados era necessário, e a maioria tem respondido positivamente ao novo horário.
"Você tem que tratá-los todos de modo igual", disse ele. "Contratualmente, você não pode [permitir mudanças de turno]. Há sempre pessoas que não querem trabalhar sábado ou domingo".
As duas maiores igrejas adventistas na área contam com 11.000 membros. Há cerca de uma dezena de igrejas adventistas na cidade de Loma Linda. Pelo menos duas outras cidades dos EUA, incluindo as cidades da Faculdade Adventista de Angwin, Califórnia, e Collegedale, Tennessee, têm contratos garantindo que nenhuma correspondência seja entregue no sábado.
fonte: http://news.adventist.org/pt/2011/05/comunidade-adventista-de.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário