25/11/2011

Como tratar de assuntos desagradáveis com os pais


Algumas dicas que podem ajudar você quando precisar conversar assuntos desagradáveis com seus pais.
1 – Não se esqueça que eles são da mesma carne e sangue. Eles amam você o bastante para não expulsá-lo(a) de casa só porque você lhes fala sobre suas idéias.
Por sinal, talvez seja interessante lembrá-los que você também os ama, em algum momento  em que a discussão pegar fogo, mesmo que isso seja difícil.
2 – Reconheça o direito de eles terem os sentimentos que têm. Em qualquer situação, quanto mais respeito você tiver por alguém, tanto mais essa pessoa respeitará você. Se você tivesse sido criado nas mesmas circunstâncias em que eles foram, debaixo dos mesmos condicionamentos, talvez você pensasse como eles pensam agora.
Um, ambos, ou nenhum dos lados pode estar com a “razão”. Mas será que é necessário um mudar a maneira de pensar do outro?
3 – Não avalie ou julgue as opiniões deles. Nem se eles fizerem isso com você. E nada de insultos também. Prenda-se ao assunto e aos fatos, porque quando você recorre a golpes baixos, a mágoa se prolonga por mais tempo. E se você não gastar sua energia num acesso de fúria, terá mais energia para pensar.
4 – Não fique na defensiva. Seu objetivo é o diálogo e a compreensão e não a vitória numa guerra. Se você realmente estiver convicto do seu posicionamento, não deve ficar na defensiva. E se você não estiver muito confiante, então porque brigar?
Se for o tipo de problema que se avoluma com o passar do tempo, resolva-o antes que fique desproporcional. É mais fácil explicar para eles que você está tendo dificuldades nas aulas de inglês logo no início do que aparecer no final do semestre com uma reprovação. E talvez vocês possam achar uma saída enquanto ainda há tempo para se evitar o fracasso.
5 – Não saia no meio da discussão. Visto que você a começou, não saia dela até que se chegue a uma resolução. É um sinal de maturidade.
6 – Não brinque com as palavras. Quando expressamos idéias, nós as definimos de maneira muito subjetiva.
Por exemplo, a definição que você dá para amor é no mínimo ligeiramente diferente da definição de outras pessoas. Ainda por cima, existem vários tipos de amor, e você atribui um significado pessoal a cada um.
Se você começar a falar sobre amor com seus pais, talvez seja o meso que falar em três idiomas diferentes, porque cada um irá associar seu próprio significado à palavra amor cada vez que ela for escutada. Eles poderão dizer amor e estar pensando em compromisso vitalício, enquanto você pensa em afetividade.
Se as palavras entre vocês fossem colocadas de lado, talvez você e seus pais descobririam que seus conceitos são bastante parecidos, portanto evite ficar amarrado às palavras que você usa para definir suas idéias.
Escute o tanto que for necessário para ter certeza que sabe sobre o que eles estão falando. Ao falar, exponha suas idéias de várias maneiras para que eles possam compreender você melhor.
7 – A escolha do momento é importante. Se seus pais ainda estão se recuperando psicologicamente de um acidente de trânsito, talvez não seja a melhor hora para falar na compra de uma moto. Também é mais fácil dialogar de manhã cedo porque você está mais descansado, mais alerta e provavelmente mais paciente.
Se você estiver discutindo um assunto muito comentado  no noticiário, é desnecessário dizer que você deve saber sobre o que está falando.
8 – Cultive a amizade deles. Seus pais poderão estar entre os melhores amigos que você jamais terá. Será que algum de seus outros amigos suportaria você tanto como eles suportam e ainda gostaria de ter você por perto?
Aproveite uma hora uma vez ou outra quando as coisas estão tranqüilas para ter uma conversa descontraída. Isso serve para reforçar seus sentimentos positivos. Não tenha receio de lhes demonstrar algum carinho.
Quando há vários problemas, é mais fácil abordá-los um de cada vez, ao invés de deixar que a atmosfera fique carregada de desentendimentos.
Por fim, leve em consideração o seguinte: você está sendo criado numa época consideravelmente diferente daquela que seus pais foram educados. Quanto menos você os lembrar disso, tanto mais gentil você estará sendo. Lembrá-los constantemente das diferenças entre sua geração e a deles só para lhes incutir isso na cabeça ou para comprar uma briga, é uma atitude egoísta e infantil.
Mas de uma maneira em geral seja claro e gentil com eles da mesma forma que você gostaria que eles fossem com você. Talvez você se surpreenda de ver como eles respeitam alguém que fala abertamente.
 (Geri Ann Fuller)
Fonte: esperanca

Nenhum comentário:

Postar um comentário