10/05/2013

Sermão para Dia das Mães

Hoje é um dia especial em que homenageamos nossas mães. Não apenas a nossa, mas todas. As mães de filhos biológicos ligados um ao outro por sangue, mas também aquelas mães que não tem uma ligação de sangue, e sim uma ligação de amor com seus filhos. A mãe é uma benção de Deus, e por isso temos que nos voltar a Bíblia, começando pela criação: “E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos.” Genesis 3:20.
A mãe de todas as mães recebeu seu nome num certo contexto que muitas vezes não paramos para pensar na importância do significado. Deus criou Adão, o seu nome poderia significar “o que vem da terra vermelha” ou “terráqueo”. Quando Deus cria uma esposa para Adão, o homem toma a liberdade de chama-la de “mulher”, consorte do homem. Aliás, por favor aceite apenas o original – não aceite imitações...
A Mulher é enganada pela serpente, caí em pecado, se torna um agente de satanás para a queda do homem. Seu relacionamento um com o outro e com Deus está fracassado. Deus vai em busca dos dois, os repreende, mas lhes dá a esperança que o descendente da mulher esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3:15). Após isto então Adão chama a mulher de “Eva” que significa “vida”. Se o pecado entrou pela mulher, e pelo pecado a morte, através do descendente da mulher, a humanidade encontraria “VIDA” novamente.

Assim Deus criou a mãe como parte da solução para os problemas do pecado. A humanidade ao sair do Éden perdeu o contato direto com Deus, os anjos e árvore da vida. Mas, Deus lhe permitiu carregar consigo três coisas para ser uma força para viver neste mundo mal: O Sábado, O Casamento e um novo tipo de anjo “a sua mãe”. Adão teve certamente muitos privilégios que nós não tivemos. Ele viu os anjos querubins, nós tivemos o privilégio de ver o nosso “anjo mãe”. 




E através de uma mãe especial ele trouxe solução definitiva ao problema do pecado, o nome dela era Maria. Dentre todas as mulheres, Deus a escolheu para guiar Seu próprio Filho nos seus primeiros anos. Certamente a escolha de Deus foi sábia. Hoje gostaria de compartilhar com vocês três disposições de Maria que dela fizeram uma mãe modelo.




1º Disposição – Lucas 1:30-38 – Colocar a Deus em Primeiro Lugar
           

             Maria referiu a si mesma como “serva do Senhor”. Ela recebeu do Senhor uma tarefa realmente extraordinária, esquisita, difícil de fazer e difícil de explicar para a sociedade: Ser a mãe, ou melhor, a educadora do Filho do próprio Deus.
            Desde a concepção miraculosa até a morte de Jesus, o que a Escritura  Sagrada diz sobre ela é que ela agiu conforme o mandamento (Lc 23:55). Se Deus mandou receber um bebê, ela aceitou. Se tivesse que fugir para o para um outro país (Egito) às pressas, ela foi. Se era para voltar a viver na cidade humilde em que vivia, ela voltou. E se tinha que perder o Filho para salvar a humanidade, ela o entregou.
            Maria colocou a vontade de Deus acima da sua, por isso teve sucesso em cumprir sua missão. O Testemunho Bíblico e que desde a infância ”Crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens." Lucas 2:52.


2ª Disposição – Lucas 2:22 e 23; 40 e 41. Ensinar desde cedo
                     
  Maria estando consagrada a Deus, consagrou seu “filho” (como assim se cuidava Lucas 3:23) ao Senhor. Fez com ele tudo conforme constava na Lei do Senhor. Maria ensinou o Filho de Deus a falar com o Pai em oração. Ela o ensinou a obedecer os 10 mandamentos que Ele mesmo havia séculos atrás dado a Moisés. Ela lhe explicou as profecias que Ele havia revelado a Daniel e aos outros profetas. Ela lhe contou sobre o pecado de Adão e o cordeiro oferecido para salvá-los desde a fundação do mundo (Ap 13:8). Falou ainda sobre a promessa do messias. Ela preparou seu “filho” para ser o Filho de Deus.
            Toda mãe que se consagrar assim, colocando a Deus em primeiro lugar na sua própria vida. E ensinar o ensinar o seu filho no caminho da obediência. Estará lhe ensinando a ser um filho de Deus.

3ª Disposição – João 2:1-5: Confiança em Jesus
            


               Maria aprendeu a confiar em Jesus. Ela entendeu que para todos os problemas da vida Jesus tem a solução. Não apenas a solução, mas o interessa em resolvê-los. Sejam eles:

Problemas no casamento – Como em Caná da Galiléia
Domínio do mal – que atormentava o homem de Gadara
Necessidade de alimentos – da multidão faminta que o ouvia
Enfermidades sem cura pela medicina – como a cegueira de Bartimeu
Recursos financeiros – Pois Pedro precisou pegou uma moeda no peixe para pagar impostos
Vítimas do preconceito – como a mulher samaritana, a siro fenícia, entre outros.

Jesus solucionou problemas considerados impossíveis porque as pessoas colocaram sua confiança nEle. E a solução destes problemas, seria não apenas uma solução de um determinado problema, mas a salvação destas pessoas.
Jesus ainda hoje, anseia dar as bênçãos, as soluções para aqueles que põe nEle a sua confiança. Não existe problema sem solução, não existe filho sem solução, não existe intriga sem solução. Pelo menos não pra Jesus. Ponha a sua confiança nEle agora. E faça com sua própria vida, aquilo que Ele vos disser através de Sua Palavra. De uma vida de águas amargas, Jesus ainda pode fazer o vinho doce do Céu.
 Vamos fazer isto juntos agora em oração. Vamos depositar em Cristo a nossa confiança. Chame a Ele para fazer parte de sua vida. Para dirigir a sua vida. Entregue a Ele. Faça o que Ele te disse pra fazer. Entregue seus problemas, vícios  sua vida a Ele agora. Ele tem a solução em Suas santas mãos. Ele tem o poder e o interesse de dar a felicidade. Vamos orar...

Pr. Iuri Haubrich

Nenhum comentário:

Postar um comentário