10/10/2011

Adventistas na América do Norte avançam no combate à obesidade infanti


Os adventistas do sétimo dia em centenas de igrejas, escolas e hospitais na América do Norte avançaram ontem na sensibilização para a obesidade infantil. Funcionários e membros da Igreja correram, andaram de bicicleta através do programa 'Vamos nos Movimentar!', dia 25 de setembro. Praticaram esportes, plantaram hortas comunitárias, ofereceram exames de saúde, cozinharam alimentação saudável e estabeleceram etapas rumo a uma meta de um milhão de milhas coletivas de atividades físicas.
Corredores partem para a corrida anual de 5 km patrocinada por 'Vida Vibrante' no terreno da Review and Herald Publishing Association, em Maryland. A corrida esteve entre as atividades de que os adventistas por todo o país participaram ontem para promover o exercício físico e uma vida saudável. [fotos de cortesia da Divisão Norte-Americana]
Review5K.jpg
Em Maryland, o presidente mundial da Igreja Adventista, Ted N. C. Wilson, contribuiu para o objetivo reunindo mais de 130 outros adventistas -- o que incluiu o multimaratonista e vice-presidente da Igreja a nível mundial, Delbert Baker -- para uma corrida de 5 km nos terrenos da editora adventista Review and Herald Publishing Association.

Patrocinado pela revista 'Vibrant Life', a corrida atraiu funcionários do governo para Hagerstown, incluindo o Deputado Roscoe Bartlett e Joanne Grossi, diretora regional do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA .

Grossi aplaudiu o programa do dia do 'Vamos nos Movimentar!' para a promoção de boa forma e nutrição em todo o país, e chamou a Igreja Adventista "um dos melhores parceiros [do seu departamento]".

A Igreja Adventista está entre as cerca de 50 outras organizações confessionais e comunitárias que se comprometeram no ano passado a apoiar o programa 'Vamos nos Movimentar!', uma iniciativa nacional da primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, para combater a epidemia de obesidade infantil.

Relatórios indicam que numa proporção de quase uma em cada três crianças nos Estados Unidos há sobrepeso ou obesidade, o que aumenta suas chances de contrair asma, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outros riscos à saúde.

Judy Palfrey, diretora executiva da iniciativa de Obama, estava entre os funcionários do governo em Hagerstown domingo para ajudar a lançar a corrida. Lendo uma carta da primeira-dama, Palfrey estendeu a gratidão de Obama aos esforços da Igreja em promover a saúde da comunidade, especificamente em reverter a tendência de inatividade e má nutrição na infância.

"Realmente acredito que a nossa força como um país e nossa capacidade de moldar o nosso futuro com responsabilidade depende de resolver este desafio, e pessoas como vocês são vitais para o nosso sucesso", disse Obama na carta.

Autoridades de saúde da Igreja esperam que o dia de atividade se estenda a uma vida inteira de escolhas saudáveis para a Igreja e membros da comunidade e suas famílias na América do Norte.

Voluntários plantam uma horta de 200 lotes comunitários durante o 'Vamos nos Movimentar!' dia 25 de setembro. Tornar frutas e legumes frescos mais amplamente disponíveis é um dos objetivos da Igreja, uma vez que visa a reduzir a obesidade infantil na América do Norte.
garden246.jpg
"Promover mudanças pequenas e simples em atividades físicas e hábitos alimentares em nossa vida diária e familiar pode fazer toda a diferença na prevenção da obesidade infantil", disse Katia Reinert, diretora de Ministérios de Saúde para a Igreja na América do Norte.

O dia nacional do 'Vamos nos Movimentar!' faz parte do programa adventista InStep for Life [No compasso com a vida], uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Norte para promover o exercício físico e uma melhor nutrição.

Dan Jackson, presidente da Igreja na América do Norte, acrescentou milhas no rumo da meta de ontem, quando fez uma pausa de uma reunião com oficiais da Igreja no Canadá para uma caminhada.

Em Simi Valley, Califórnia, espera-se que uma parceria entre o hospital da Igreja, igreja e centro de mídia ali ajude a tornar frutas e vegetais frescos disponíveis para mais crianças. Voluntários da igreja e da comunidade se reuniram para plantar uma horta comunitária em terreno da igreja ontem.

Num exemplo de cooperação semelhante, um pastor adventista em Virginia contou com o apoio de médicos, hospitais, escolas e centros comunitários para promover a conscientização da obesidade infantil. "Muitas vezes, como igreja estamos isolados, fazendo coisas somente para os nossos próprios membros, enquanto que, empreendendo um esforço para construir relacionamentos dentro da comunidade, outros estarão mais interessados em conhecer-nos melhor e fazer parceria conosco em eventos que patrocinamos", Reinert argumentou.

"Iniciativas como o dia do 'Vamos nos Movimentar!' é um dos pontos fortes para nós como Igreja, permitindo-nos compartilhar a boa notícia de uma vida abundante em Cristo", disse ela.
ANN World News Bulletin

Nenhum comentário:

Postar um comentário