25/06/2011

Os 7 Pecados Capitais de Israel

AS SETE SÃO ABOMINAÇÕES A SUA ALMA - PROVÉRBIOS 6:16-19


            “Seis coisas o Senhor odeia, e as sete são abominações à sua alma.”, declarações numéricas eram comuns em Provérbios (por exemplo, também 30:15, 18, 21, 24, 29). A sua finalidade era chamar a atenção do público e tornar fácil a sua memorização. Algumas dessas listas queriam fixar na mente coisas positivas à contemplação humana: “Estas quatro coisas são das mais pequenas da terra, mas sábias, bem providas de sabedoria.” Provérbios 30:24; e outras a serem evitadas, ou que causavam desconcerto a comunidade: “Sob três coisas estremece a terra, sim, sob quatro não pode subsistir.” Provérbios 30:21. Este é o caso da lista das 7 abominações, devemos aprender para não faze-las.
No clube de desbravadores ensinamos vários nós e amarras que são úteis em salvamento de afogados, escaladas e para montar moveis de acampamento, poderíamos dizer que uma característica de um bom nó é ser fácil de desatar, mas existe um nó que nós ensinamos para que as crianças não façam: é o nó cego. O nó cego bem aplicado faz pressão, mas não solta. Algumas pessoas “encrenqueiras” são chamadas curiosamente de “nó cego”, porque como “aquele que semeia contenda entre irmãos”, após aplicar o seu “nó” seus resultados são difíceis de “desatar”.
Para Eduardo Hernández as sete abominações ao Senhor são manifestações de egoísmo e de mal social.[1] Estas ações são especialmente detestáveis pois criam uma ferida em toda a comunidade, desde as intrigas entre vizinhos ( Pv. 6:17, 21:10) até aos tribunais da nação (Pv. 6:19).
            Esses pecados estão associados a partes do corpo, então o sábio aqui dá-nos uma imagem de um corpo doentio, nós devemos ser o corpo de Cristo, não o de belial. Paulo nos adverte quando ao corpo: “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” Romanos 6:12 e 13. Pessoas que aprendem a dominar os seus corpos, vivem pela sabedoria ( ver Pv 4:20-27).[2]
            Entre as expressões ‘Senhor odeia’ e ‘abominação a ele’ não há diferença de significado.[3] Ele as odeia tanto que chegam a ser uma abominação à sua Alma. Duane A. Garrett chama esta seção de “Os sete pecados mortais de Israel.”[4] Esta lista de ‘pecados mortais’ é importante, porque ao sabermos quais coisas Deus odeia, para descobrir o que Ele deseja só precisamos criar uma lista com os opostos: humildade, fala verdadeira, preservação de vida, pensamentos puros, ânsia para fazer bem, testemunha honesta, e serena harmonia. As notas de rodapé da NET Bible first edition trazem um comentário interessante sobre este assunto: “No NT as Bem-aventuranças apresentam os opostos positivos (Mat 5). tem sete coisas santificadas para emparelhar estas sete coisas odiadas; além disso, a primeira contrasta com a primeira aqui (“pobre de espírito” de 5:5 com “olhos altivos”), e a sétima (“os pacificadores” de 5:7) contrasta com a sétima aqui (“semeia dissensão”).[5]  
            Chegamos a conclusão que para evitarmos estes males em nossa vida e comunidade, devemos seguir o conselho de Cristo: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” Mateus 11:29. Ao aprendermos a lista das coisas que Deus odeia, talvez nos entristeçamos por praticar coisas semelhantes, mas ao seguir-mos a Cristo, e aprender as lições do Seu coração, seremos bem-aventurados e seremos semelhantes a Ele (1 Jo 3:2).



[1] HERNÁNDEZ, Eduardo A. La Habra, Biblia De Estudio : LBLA. Pr 6:16. La Habra, CA: Editorial Funacion, Casa Editoral para La Fundacion Biblica Lockman, 2003.
[2] BLAND, Dave. Proverbs, Ecclesiastes & Song of Songs: The College Press NIV commentary. P. 89. Joplin, Mo.: College Press Pub. Co., 2002.
[3] TOY Crawford Howell. A Critical and Exegetical Commentary on the Book of Proverbs. P.127. New York: C. Scribner's Sons, 1899.
[4] GARRETT, Duane A. Garrett. Proverbs, Ecclesiastes, Song of Songs, electronic ed., Logos Library System; The New American Commentary. P. 87. Nashville: Broadman & Holman Publishers, 2001.
[5] NET Bible first edition. 1996-2005 Biblical Studies Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário